5ª EDIÇÃO (Ano 2024)
Apaixonado pela banda desenhada, cartoons e ilustrações desde criança, está ligado ao Juvebêdê desde o n.º 1, publicado em Abril de 1997.
Em Julho do ano seguinte, passou a coordenar o projeto a partir do n.º 7 e assim permanece desde essa data.
O Juvebêdê é uma revista/fanzine com mais de 25 anos de existência, que está também presente num blogue com publicações diárias e nas redes sociais (Facebook e Instagram) com as novidades da nona arte, cartoon, ilustração, cinema de animação e muito mais.
CRISTINA ALVES
A ler ficção científica e banda desenhada desde que se recorda, começou a fazer pequenos comentários há 20 anos, tendo, entretanto, criado o Rascunhos para agregar estas deambulações.
Atualmente, tem um programa de rádio onde se fala de banda desenhada e ficção especulativa, edita o The Portuguese Portal, organiza eventos de divulgação e colabora como júri em diversos prémios nacionais.
Derradé (Dário Duarte) é um velho autor de BD (Bubas, A Loja, O Fogo Sagrado, Há Que Queira Que a Luz se Apague,...).
Como gosta mesmo muito de ler BD, e na continuação de um desafio do facebook, passou a fazer pequenas críticas a livros de BD que considera acima da média, tanto no facebook (Dário Duarte) como no instagram (derradebd).
Defensor da liberdade no humor, não atura censuras de espécie alguma.
Neto e filho de editores, já nasceu no mundo dos livros e da edição. Leitor compulsivo desde tenra idade, abraçou a profissão de editor por mais de 30 anos.
A Banda Desenhada surgiu na sua vida logo na infância e, desde então, é uma das suas paixões, sendo as outras o cinema, a História e a sua biblioteca.
Nos anos mais recentes, fez mais de 160 recensões críticas de BD, é moderador de painéis na Comic Con e teve a oportunidade de entrevistar vários argumentistas e desenhadores de BD, nacionais e estrangeiros.
Tendo como passatempo de infância ir às papelarias caçar revistas de Cebolinha, Tio Patinhas, Marvel e DC da Editora Abril e, mais tarde, devorar volumes de Asterix e Lucky Luke, foi na faculdade que o Fred reavivou a paixão pela banda desenhada quando decidiu, quis o destino, levar para casa o TPB de Watchmen.
Entretanto, depois de ter criado um blog sobre os seus vários hobbies e um canal de youtube sobre comics, é agora no Instagram Comix Shelf que partilha as suas melhores leituras de todos os estilos de BD.
HÉLDER ARCHER
Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.
HUGO GONZÁLEZ
Um leitor de BD desde que se lembra, quando já lia Spider-Man, de Todd Mcfarlane, e nem sabia o que tinha nas mãos!
Faz 2 anos desde que se dedicou à divulgação de BD, fantasia e sci-fi através do instagram, onde, na sua página Geek Over Booked, tanto divulga lançamentos como inclui BD no seu clube de leitura.
Eterno geek com a cabeça no mundo da fantasia enquanto finge ser normal no mundo real e toma conta do Loki.
HUGO PINTO
Criador dos Prémios VINHETAS D'OURO, Hugo Pinto é também o responsável pelo blog Vinheta 2020, que depressa se tornou uma referência nacional em termos de análise e divulgação de banda desenhada.
Em 2023 passou a ser o Presidente do Júri dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora, do Festival Amadora BD, e lançou, em 2024, o livro Muitos Anos a Virar Páginas, que nos oferece um olhar sobre a edição de banda desenhada em Portugal.
Devoradora de BD desde que começou a saber ler, em 2017 decidiu lançar um blog para partilhar o seu amor pelos livros, e conhecer pessoas que têm a mesma paixão.
Hoje em dia, marca presença essencialmente no Instagram e TikTok, onde continua a partilhar a sua opinião e a divulgar novidades dentro de vários géneros literários.
Começou aos sete anos a ler as revistas do Mundo de Aventuras e do Tintin e nunca mais parou. É um "tintinófilo" ferrenho e colecciona tudo o que encontra do Tintin e Milou. Tem mais de 500 livros dedicados ao estudo da obra de Hergé.
Também desde muito cedo se dedica a inventariar a BD publicada em Portugal e todos os anos publica uma nova versão de Álbuns e Obras de e sobre Banda Desenhada e cartoons editados em Portugal. Já vai na 10ª.
Além de ler bastante BD, administra o blogue Bedeteca Portugal, divulgando novas edições e disponibilizando uma base de dados da BD publicada em Portugal. A sua Bedeteca ultrapassa os doze mil itens.
Nuno Amado é administrador do blog Leituras de BD, criado em Julho de 2007. É também o administrador da página e do grupo do Facebook com o mesmo nome.
Começou a ler BD em 1970, aos 6 anos de idade, com a revista Tintin. A partir daí, nunca mais parou até aos seus 26 anos, altura em que casou e em que lhe roubaram os caixotes da BD durante as mudanças. Aí parou, ficou traumatizado... Recomeçou em 2001 a todo o gás até hoje, dividindo o prazer de ler com o de andar de mota. Foi também um dos organizadores dos Galardões da BD / Comic Con, tarefa que fez com orgulho.
De resto, lê tudo, tem de tudo. Do Japão até Portugal, passando pela Malásia, China, Coreia do Sul, Alemanha, Inglaterra, França, Itália, Polónia, saltando para África, de onde tem BD de Angola, depois a nadar até ao Brasil e Argentina, e finalmente os Comics Norte-Americanos. Na sua BDteca há de tudo!
Nuno Neves cresceu rodeado de Banda Desenhada. O seu imaginário encontra-se povoado de mil e uma aventuras em quadradinhos com uma forte influência franco-belga.
Ávido leitor e colecionador de BD, em 2005 junta-se o divulgador quando cria o blogue Notas Bedéfilas. É aqui que, nas horas vagas e de forma intermitente, vai publicando as suas notas.
Nas redes sociais é também administrador do Grupo Banda Desenhada Portugal.
Patrícia Caetano nasceu em Torres Vedras, em 1996. Assim que aprendeu a ler e a desenhar nunca mais parou. Pelo caminho, decidiu estudar Estudos Europeus e é mestre em Ciência Política e Relações Internacionais, mas preferia ser Mestre Jedi.
Durante os seus anos de licenciatura, abriu um blog literário chamado Bookaholic Kingdom, o qual fez a sua pilha de livros por ler aumentar exponencialmente, e com muito gosto.
Também é copywriter e faz uns rabiscos a que alguns chamam arte. A fantasia, a FC e a Banda Desenhada têm um lugar especial no seu coração e, sempre que pode, aproveita para pregar sobre essa trindade. Em Hogwarts ruge pelos Gryffindor e em Westeros dobra o joelho para a Casa Tyrell.
Paulo Viegas começou a ler banda desenhada na segunda metade da década de 70 do século passado, sendo as suas leituras mais marcantes o Mundo de Aventuras e o Tintin.
Outros interesses levaram a uma interrupção entre os finais dos anos 80 e o início da década seguinte.
Há cerca de 25 anos voltou a ligar-se à BD, colecionando revistas antigas e lendo os trabalhos mais recentes.
Colecionador de BD é o blogue onde vai fazendo alguma divulgação desta arte.
PEDRO CLETO
Pedro Cleto é engenheiro químico de formação, leitor de BD por vocação; colaborador do Jornal de Notícias para a área da BD e responsável do blog As Leituras do Pedro.
Criadora de conteúdo literário há vários anos, a Silvéria é a dinamizadora do #AgostoAoQuadrado, uma iniciativa no digital que pretende mostrar que todos os leitores podem gostar de banda desenhada, basta encontrarem aquele livro que dá o clique!
Nas suas plataformas - YouTube e Instagram (em nome próprio) + Podcast ("Livrólicos Anónimos") -, a BD é presença regular, convivendo em harmonia com outros géneros literários.
Contudo, deixa sempre o aviso: "Cuidado! A nona arte pode ser altamente viciante!"
Teve o primeiro contacto com a BD no início dos anos 90 com os quadrinhos da Marvel e da DC que eram importados do Brasil sendo os títulos dos X-Men de longe os seus favoritos.
Hoje em dia, com 43 anos, lê praticamente todo o tipo de BD, desde Manga, Franco-Belga, Fumetti, Manhwa, Novelas gráficas, etc.
Em 2022 criou o seu espaço no Instagram que cresceu organicamente para se tornar num local de divulgação de BD, partilha diária de leituras e interação com outros leitores.